26 de abril de 2009

Então sejamos

"Diante de coisa tão doída, conservemos-nos serenos. Cada minuto de vida nunca é mais, é sempre menos."*
*Cassiano Ricardo
Quanto é preciso para se perceber que o que se perde é justamente o que não se quer guardar. O coração nos ensina mil e uma modalidades de sentir. Umas, gostaríamos que durassem a vida inteira e na maioria das vezes não duram segundos, enquanto outras que preferiríamos não experimentar passam semanas nos corroendo. Viver é a ardilosa arte de fechar os olhos e andar atento.
Ontem me passaram alguns segundos de exposição daquilo que eu deveria assistir com cautela. Imagine-se um crítico de arte julgando obras num concurso, você avalia ao seu modo quem teve mais qualidade no trabalho, mas no fim pouco importa quem ganhou. A arte é algo que se revela ao olhar do encanto. Cada um vê seu mundo como quer. Então voltando ao assunto tempo, tenho agora a certeza de que minhas ações, corretas ou não, não dizem respeito aos meus princípios, nem meus costumes, elas apenas refletem meus desejos efêmeros. Amanhã eu vou me arrepender por não ter feito ou por ter, mas desde que eu tenha sido feliz ontem já valeu. O triste disso tudo é que no futuro a gente sempre projeta o passado, e fica se martirizando ao invés de conquistar nossas migalhas de alegria. Entender que na velhice todo mundo se torna sábio facilitaria a burrice juvenil.
Bom, cansei de tentar expor algo que nem eu sei o que quer dizer.
Mas resumindo: Temos pouco tempo para sermos nós. Então sejamos.