27 de novembro de 2007

Do Mundo Perfeito.

O que seria o mundo perfeito? Será possível?
Se a possibilidade se apresenta em uma minúscula, imperceptível e desacreditada chance, então a perfeição do mundo é possível. Mas o problema não é a possibilidade de um mundo melhor, o problema é saber como seria este mundo melhor. As guerras e os conflitos humanos foram travados com um interesse, mesmo que não genuíno: a construção de um mundo melhor. E por mais que isso pareça hipocrisia, eles não estavam enganando ninguém.
As cruzadas, as guerras civis, o Vietnã, o golfo, as guerras mundiais e todas as outras são resultado da crença de nações e de seus lideres pela busca da perfeição. O próprio Hitler queria uma sociedade ideal. Só que a humanidade não percebe que cada civilização tem uma idéia de mundo, e pior, cada cidadão tem o seu próprio mundo perfeito idealizado. O que se apresenta correto para mim, talvez não seja pra você. As diferenças culturais são barreiras para que o planeta se equilibre. As pessoas não admitem comportamentos, costumes, crenças e até escolhas que não sejam as suas. E no fim todos acreditam que a razão tem dono. Numa linha de batalha os adversários, cada um do seu lado, vão aos limites crendo que isso melhorará a vida dos povos, sem perceber que o outro tem o mesmo desejo sob outra bandeira. Morrem os dois.
O ser humano ainda é muito pequeno para assumir o seu papel no mundo. Nós temos a chance de avaliar os estragos causados, temos conhecimento das decisões do passado, e temos perspectivas futuras não muito agradáveis, mas não fazemos nada para mudar. Não peço para que criem movimentos, derrubem ditaduras, nem destruam falsos profetas (...), só incentivo a todos que valorizem o RESPEITO. Essa é a única arma contra todos os males. O respeito finaliza as guerras, destrói o terrorismo e cria uma revolução social.
Independente de quem seja, no que acredita e como vive, conte com meu apoio e com meu respeito.

2 comentários:

la convidada d'honor disse...

Ja estava com saudades de estos comentarios reciprocos em nossos blogs.
Uma vez alguem me preguntou cual era o valor mais importante para mim. Esteve a pensar um pouco, ate dizer "o amor". Silencio. Pensei mais um bocado: "o respeito". Sem respeito nao a nada, nem amor, nem amistade, nem felicidade. Nada.
Ultimamente estou a pensar a estudar antropologia. Acho que é uma das melhores maneiras de comprender que a nossa manera de viver nao é a unica, nem a melhor. Faz muita falta deixar de olhar para o nosso "ombligo", entao, e necessário entender e conhecer "our neighbor's way of life"...

la convidada d'honor disse...

hahaha!
nem pretendia encantar com as minhas palavras....escrevo so o que sinto, da melhor maneira que sei.
mas se consego encantar aos outros, sinto-me muito mais feliz!
Obrigada.
PS. Faz algum post, c'mon...!