12 de setembro de 2009

Das Juventudes & Revoluções

Em todos os círculos de conversa a eterna discussão sobre os rumos da sociedade empacam na velha e batida revolta com a juventude atual que não se limita em promover o inútil e o infértil. Enquanto essas discussões ocorrem, com pouca presença de participantes na faixa entre os 16 e 30 anos - diga-se de passagem - , as baladas, raves, arrochadas e por ai adiante, se entopem de putões e piriguetes que procriam alucinadamente sem perspectivas, nem ambições coletivas.
De fato o pouco que sobra de jovens com intenções humanitárias e preocupados com o planeta e os rumos sociais, talvez não se compare com uma caminhada da torcida do Íbis Sport Club. Contudo sempre foi da minoria pensante a proliferação das ideia e ideais que conduziram a evolução das nações. A geração do meu avô viu o mundo mudar com as grandes guerras e a industrialização do país, ainda assim, quando tomou posse do poder apenas manteve o coronelismo que era marca do período feudal. A geração dos meus pais foi mais ativa. Lutou diretamente contra a ditadura militar, buscou reformas no poder do estado, fumou e bebeu por um mundo melhor, expandiu a revolução sexual e plurificou a cultura no mundo, porém hoje no controle do estado apenas manobra para não parecer tanto com o que já ocupou as cadeiras do poder.
A soma dessas duas gerações nos oferece uma complicada previsão futurista. Se com a mudança causada na primeira metade do século passado, o que nos sobrou de exemplo de político é o Sarney, somada com a revolução filosófica dos anos dourados e tropicais de luta armada da segunda metade do mesmo século, nos oferecem o FHC e o Lula, o que a nossa juventude que não faz nada além de postar comentários no orkut e jogar Playstation vai nos oferecer???
...
Meus poucos adoraveis leitores, me desculpem, mas não sou capaz de imaginar esse resultado.

5 comentários:

Thaisinha... disse...

Fato, a Terra não será destruida fisicamente,porém as pessoas serão induzidas a não fazerem exatemente nada, ficarão prostadas numa cadeira mecânica cheias de controles e cada um vai ser dono de si. E foda-se o congresso. Talvez tenha muito lixo urbano- militares, filhinhos de papai atras de diversão, drogados, bandidos. E o garoto de 13 anos vendo tudo do seu Heli-apart, quando joga em 4d The sims 10.

Thaisinha... disse...

...antes disso, eles irão ver nossas fotos e falar: eles vestiam isso, olhar a historia do Brasil no black perry e dizer como foram miseraveis esses jovens. E darão gargalhadas.

Janna Peixoto disse...

Alienação meu caro, pura alienação.

Esmeraldo Sardinha disse...

Quando será que vai surgir uma nova geração de jovens revolucionários?
É espantoso quando percebemos quão grande é a influência da mídia (principalmente da música) nesse processo de construção do pensamento crítico.

Esmeraldo Sardinha disse...

parece que o pensamento crítico não vai mais "entrar na moda" como entrou nos anos 80, rsrsrs
Só assim p/ essa galera jovem começar a pensar "diferente"