14 de junho de 2010

Genuina Criação

O ato de criar é a resposta para algo que se apresenta necessário. Durante toda a vida serei um homem alimentado pela busca de soluções as minhas necessidades. Para cada sapato velho, haverá uma meia furada, e assim, através de soluções incompletas uma nova necessidade se cria. Esse comportamento de resoluções parciais promove o conhecimento.
A acomodação do sabe-tudo o impede do crescimento pessoal, pois o pensamento da plenitude torna insignificante a imensidão desconhecida de informações. Aquele que vive a humilde tarefa de redescobrir-se diariamente oferece a si o prazer de reconhecer a possibilidade de evoluir pessoalmente e socialmente.
Todas as criações surgiram para saciar algo ou alguém que sofria com a inexistência de respostas. Assim, através de respostas controversas, o homem promoveu o progresso e a deterioração da sociedade e do ambiente que possibilita a sua sobrevivência. Contudo, somente o ato de criar, ou recriar, será capaz de refazer o percurso histórico, promovendo um futuro que seja aprazível e promissor.
Toda essa profusão de palavras serviu para que eu pudesse estabelecer parâmetros que possibilitasse a solução (ainda que parcialmente) de uma questão que sempre me intrigou: De quem é a grande criação, de Deus ao criar o homem? Ou do homem ao criar Deus?
Sabendo que Deus existe e que ele seja onisciente, onipresente e onipotente, não consigo enxergar em Deus necessidades. Deus me parece completo, perfeito, e como tal, o que o levaria a criação do homem. Não existem motivos celestiais para esta criação, a não ser um possível tédio, ou solidão do "velho Senhor".
Em contrapartida, o homem, ser incompleto que é em sua insana inconsciência coletiva, apresenta todas as condições necessárias para buscar soluções nesta criação interessante. O divino responde de maneira incompreensível todas as coisas que não teriam explicação sem o empenho de encontrá-las. Ele seria a satisfação aos ignorantes, afinal, se não tem explicação é porque é coisa de Deus, e isso basta. Dessa maneira Deus possibilita uma organização social por meio de seus tabus e doutrinas, um aplacamento pessoal das dúvidas, através de suas palavras subjetivas, e uma motivação de vida por meio de suas promessas. Com toda certeza o ser celeste foi fundamental para a construção da civilização humana.
Ainda hoje talvez seja necessário a manutenção dessa ideia de divindade já que as massas e a busca do conhecimento são itens divergentes. Contudo já é visível que o homem tem criado opções diferentes que fomentam a sua ânsia de conhecimento. Ao que tudo indica Deus é uma invenção ultrapassada, porém ainda eficiente ao inconsciente humano.
De certo é que a busca é individual e não deve cessar. Portanto se você crê em algo divino e se sente satisfeito, faça o que quiser da sua vida. Aqui vou alimentando minha mente e me permitindo novas soluções para que possa evoluir e auxiliar na evolução do mundo que me circunda.  Amanhã podem ser apenas palavras aí em cima, isso significa que eu evolui. Será um bom sinal.
"Deus é a vontade de estar feliz!"
cidadeNegra
____________________________________
Texto escrito há alguns dias, exposto hoje por motivo desta leitura:

2 comentários:

Unknown disse...

...Ele seria a satisfação aos ignorantes...

Jamais pensei em ler algo tão absurdo vindo de alguém tão inteligente.

"Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz? Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos. Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens." (Isaias 45:9-12)


"Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. (I Corintios 3:18-19)

Fr. Dhael disse...

Obrigado aos que alimentam minha busca por conhecimento oferecendo-me suas valiosas opiniões.
Carol suas palavras são ternas e as tenho com muito carinho, contudo o fato de não compartilhar da mesma crença q vc me anula as palavras que o 'livro sagrado' prolifera. Contudo suas palavras, pessoais me acrescentam muito para construir em mim um ser melhor em minha hulmide tarefa de conviver.
Mas como as palavras do tal livro são subjetivas vou usa-las com a licença devida para fortalecer a minha opinião:
"Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."(João 8:32)
....
Meu Caro Vandinho, não vamos inverter os papeis, O mestre ensina mesmo calado. Quando as palavras inoscentes ganham a imensidão atmosférica as reações são as mais distintas. A minha reação ao seu texto é apenas um complemento. Obrigado pela transferencia de coragem para abordar este tema.
e desde já corrigido o erro.
...
A todos q leram e tem suas opiniões próprias, o debate constrói o homem, e se vc for cristão na essencia da palavra, saiba que o debate não destruirá Deus.O universo é idividua a cada olhar.