8 de março de 2009

Até aqui & Daqui pra frente

...ao longo do pouco mais de duas décadas de minha vida tive o prazer de chorar muito ainda bebê, fazer xixi na cama, criar batalhas com bonequinhos de plástico. Brincar de esconde-esconde, pega-pega e chuta-lata com meus amigos da rua. Pegar camarão e piaba, fritar no dendê e comer com farinha no quintal de algum vizinho. Ir pescar escondido de meus pais e voltar pra casa com um anzol no queixo. Na escola foi tempo de fazer amizades, fazer cover dos Mamonas no pátio e brincar de namorado com minhas colegas bonitinhas.
Depois veio a fase do colégio, de beijar escondido atrás do bar, sair com os colegas pros rios, fazer poesia. Vieram as paixões avassaladoras da adolescência. Os grupos e as panelinhas. Foi tempo de viver as amizades que perduram, de começar a me apaixonar pelo teatro, de escutar o Skank, de sonhar com o futuro cheio de possibilidades. No ensino médio vieram às namoradas de verdade, as alegrias, as complicações do amor e o sexo. Vieram as conquistas pessoais, o trabalho, o sucesso, os 15 minutos de fama, a formatura.
Depois disso me encontrei no início da vida adulta, o trabalho, a faculdade, o casamento, a casa. O divorcio, a dor e o recomeço. Então me veio à estabilidade, a maturidade, a alegria de me encontrar em mim. Plantei minha árvore. Vai vir o meu fruto.
...isto foi até aqui.
.
- Agora - Momento matemático que resulta de uma equação onde estão meus desejos, sonhos, projeções e escolhas diante das varáveis externas, as quais não têm controle.
.
...isto é daqui pra frente.
... Terei mais frutos no futuro. Os livros esperam a coragem para me expor. Vou viver novas aventuras, em novos lugares, com novas pessoas, Quero me apaixonar. Talvez com trinta eu sossegue e desça a âncora, mas isso não vai durar. O que eu quero é velejar. Quero ver novos filmes, talvez até fazer os meus. Desejo aprender a jogar gamão, pular de pára-quedas e bang-jump, fazer um curso de dança, fazer outra tatuagem.
Da escola não vou sair, tenho muito a aprender. É, sou curioso. E mais do que isso, adoro conhecer gente nova, fazer amizades, eu não quero abandonar minha diversão. Quando minha parede estiver cheia de papéis coloridos talvez eu dê um tempo, ou talvez não.
Quero aos quarenta sair com meus moleques, ir pra praia, pra balada. Dar conselhos e ouvir suas idéias e seus ideais. Quero conhecer seus romances e seus amigos. Quem sabe até me apaixonar por uma garota mais nova também. Ter minha fortuna sentimental de amigos, minha família em paz. Ver meus velhos ainda mais velhos com saúde, passeando pelo país e fazendo safadeza como se fossem jovens.
Aos cinqüenta quero estar em boas condições físicas – eu sei que preciso começar a me esforça agora – para jogar bola com os masters da vizinhança. Ter minha vida sossegada pra gastar com meus desejos fúteis de meia idade. Aposentar-me do que esteja fazendo nesta época, e começar a fazer coisas novas. Ou então manter meu trabalho e iniciar um curso de algo que nunca tenho feito até então, um curso de idioma, Russo ou Afegão.
Quando a velhice começar a se expor em minha face, não quero disfarce. Quero é ter um espírito liberto de preconceitos como hoje, viver minhas ousadias e lucubrações, planejar um futuro bem distante. Vivendo minhas paixões adolescentes, viver minhas orgias sensoriais. Escutar tudo, provar novos sabores, ver novas paisagens, sentir aromas secretos e tocar o dorso de pessoas distintas. Quero encontrar mulheres que brilhem: inteligentes, independentes e bonitas.
Quando os noventa estiverem na porta, faço minha rendição. Entrego-me a um amor que me carregue, que me descubra e que se perca em minhas desventuras. Alguém que divida o resto de seus dias com minhas manias. Quero fazê-la a donzela mais feliz do universo e viver décadas de amor.
Então, depois de algum tempo, que eu morra...
...completamente apaixonado.

5 comentários:

Thaisinha... disse...

Se por algum acaso após sua morte ficarem mudas as bocas, mesmo assim, saberei, tuas palavras permanecerão.



-
adorei.


p.s: Depois de ver isso aqui, nossa!Tio Gil vai se empolgar e muito depois de mais idade.

Unknown disse...

bom demais!! amei mesmo!

Augusto Andrade disse...

Thaís e suas ideias de Tio Gil! huashauhsuas


--

Bom!

Janna Peixoto disse...

E lendo-te lembro-me de Gabriel Garcia Marques em " Memórias de minhas putas tristes".

Espero muito que teus sonhos não se tornem utopias.. pq são de fato lindos!

Unknown disse...

Linda projeção de vida. Mas...entregar-se a um amor apenas aos 90 anos??? Quanto tempo perdido!

...E quando vier a aprender que o melhor da vida está em amar, talvez já seja tarde.

Te desejo todo sucesso do mundo e mais um pouco!