6 de maio de 2009

Pequenos Contos Modernos - II

¬O Curioso Caso de Seu Jerilson
...
Era uma noite linda dentro do templo evangélico quando em louvor o ministro iniciou a sessão de batismos da congregação. - O batismo é um rito de purificação que representa a passagem de uma vida mundana para uma baseada nos ensinamentos de Cristo. Este ritual ocorre no altar do templo, em uma espécie de piscina onde os convertidos vivem os mesmos procedimentos a que o próprio Cristo fora submetido por João Batista no rio Jordão. – Tudo ia como de costume, alguns muito emocionados, outros engolindo mais água do que o esperado, as mulheres perdendo o dinheiro gasto com a chapinha, e até um incidente um tanto estranho quando o pastor batizava sua própria sogra. A velha pelo visto ficou tempo demais submersa, fora apenas um incidente estranho, nada que levantasse suspeitas.
Mas quando todos já estavam esperando o fim da cerimônia eis que surge seu Jerilson, um senhor de 96 anos de idade. A comoção foi geral por aquela conquista da palavra. Depois de viver nove décadas e meia cometendo todos os pecados possíveis, vivendo a luxuria da vida mundana, experimentando das delicias infernais que a sociedade permite, ele havia aberto sua vida para Jesus, e a partir de agora usaria todas as suas forças na campanha por um mundo melhor. O pregador fez seu discurso enfatizando o valor da vitória, recebeu a confirmação de seu Jerilson de que era aquilo que ele realmente queria, e com o apoio de outro irmão submergiu o velhinho com certa dificuldade, já que naquela idade a flexibilidade estava um tanto comprometida.
Ele emergiu sob os aplausos eufóricos dos fiéis e seu corpo tremia alucinadamente.
Naquele momento seu Jerilson estava garantindo um pedaço do paraíso para seu descanso, porém não sabia que estava também comprando uma passagem marcada para o céu. Quarenta e cinco dias depois o pobre velho veio a falecer por culpa de uma pneumonia. Hoje não sabemos ao certo se ele se salvou antes de morrer ou se morreu por tentar se salvar.

2 comentários:

Augusto Andrade disse...

Mui boa!

Isso é o que dá!

Unknown disse...

Realmente esse conto é ótimo. kkkkk