25 de agosto de 2010

2x - Histórias de um mesmo mundo

.

Toda Ficção antes de escrita oferece diversas versões.
.
...
O Terno & a Chuva de Prata
Ele se prepara alegremente para o grande dia. A família na sala ansiosamente o aguarda para o desfile da realização. Naquele momento cada ente presente e amigo se realiza na conquista do individuo central da festa. O jovem diplomado será agora um profissional de sucesso.
Todos nos seus carros encaminham-se ao salão da formalidade. Sem espaço seus amigos se apertam para lhe oferecer um sorriso de vitória, demonstrando a ele que tudo valeu à pena. Todos os obstáculos foram vencidos. Agora cabe apenas ao tempo estabelecer as ligações e o universo conspirará para sua total satisfação.
A festa se encerra com a despedida dos colegas e a confraternização de todos os queridos que lhe estiveram apoiando durante todo o percurso. Na sua cabeça flutua a esperança de um sucesso duradouro. Ele está pronto para o mercado de trabalho.

...
A Prata, o Terno & a Chuva
Chega mais cedo do trabalho, toma seu banho e se veste silenciosamente pra o evento, ouvindo o som da televisão ligada na sala, onde a família permanece na rotina. Beija sua mãe, faz um gesto ao pai, olha os últimos detalhes e sai.
Na rua caminha até um ponto de moto-táxi, fala o endereço ao condutor e observa o olhar de estranheza dos demais rapazes do ponto. Segue o percurso imaginando a tristeza dos seus pais por não terem condições de se apresentar no ambiente, já que gastaram todo o dinheiro no aluguel de sua roupa. Não convidou amigos, pois não sabia a quem enviar. A viagem acaba. Ele chegou ao salão.
Lá dentro se assusta com todo ar de grandiosidade que a festa aparenta, com as famílias alegres e com sua solidão envergonhada. Pede para a moça da organização lhe fazer companhia na entrada. Ocupa seu lugar no palco e espera o fim da cerimônia. Despede-se das pessoas com quem conviveu e toma seu rumo, pois tem a triste certeza de que sua vida não mudou. Amanhã no mercado ele vai ter trabalho. Pronto!
...
.
Isso porque a ficção é apenas parcela da realidade.

?/-história de uma mente insana em um momento próximo.

Um comentário:

Magno Wert disse...

A parte de nao ter convidado os amigos é verdade...
mas tudo bem.
...
Na proxima vida eu quero ser voce.