28 de março de 2008

Pequenas Filosidéias

Sentado numa praça sem graça numa noite qualquer me encontro com a personagem desta estória, que mais parece ficção, mas é fruto da mais divina realidade. A vida se apresenta incomum a cada ser que busca um sentido pra mesma. De fato a vida é um estranho momento de existência, e a existência não apresenta motivos para ser, nem para existir. (!!!!?!!!!!)
Não me interessa discutir aqui os motivos para a vida, mas sim os motivos para buscar motivos. A necessidade humana da incompreensão. Todo o mundo no mais profundo do seu intimo gera milhões de dúvidas sobre tudo e, apesar de tudo, se sente completo em sua incerteza. Cada ser humano depois de inserido numa cultura precisa se intervir no que lhe foi criado, e criar respostas próprias para suas angústias. Não existe a possibilidade de homens máquinas. Cada homem é um, e cada um é vários dentro de uma só figura.
Voltando para a praça e a para a presença da pequena, vejo que naquele olhar impreciso de quem tem suas convicções criadas e recriando-as, percebo que somos infinitamente cruéis conosco. Como podemos nos cobrar uma compreensão ou uma certeza se ninguém as possui. E pior, como podemos cobrar dos outros?!
O homem é uma incógnita dentro de uma equação desconhecida. De certeza temos apenas a vida.
Será????
...

3 comentários:

umburana matemática disse...

oi estou aqui

Thaisinha... disse...

se o q pensamos em ser vida, é a morte. já q passeamos por aqui nesse insano mundo. e a morte é a vida, já q dizem viver eterno?!
Complicado.

Alexsandra disse...

Pra falar a verdade nem da vida temos certeza. Só temos certeza que as incertezas são reais e as inconpreensões se renovam a cada dia. Mas... e o que estamos fazendo de nossas vidas, se não temos certeza de nada e a incompreensão de tudo? Quer saber, viva sem se importar se vc é compreendido ou não pelos outros incompreensíveis, converse com vc mesmo e chegue a uma decisâo comum entre "vocês", experimente... vai ser bom.
Ah, por favor, não tente compreender os outros,não haverá resposta. (rsrsrs)