26 de setembro de 2010

Ah! A democracia...

No próximo final de semana teremos um domingo diferente: sem futebol na TV, sem silêncio nas ruas, e sem a liberdade de permanecer em nossos lares no ócio preguiçoso da rotina dominical. Assim é que se faz a democracia em nosso maravilhoso país. Somos obrigados a votar, exercer o papel do cidadão, elegendo figuras ironicamente (!) selecionadas pelos partidos políticos para governar a nação.
É claro que eles nos dão a opção de deixar o voto em BRANCO, através de um botão especifico para isso, dessa maneira eles preenchem o seu voto distribuindo entre as legendas concorrentes de maneira a validar o pleito. Contudo, é mais difícil o processo de anular o voto. Anular, é bom deixar claro, é diferente de deixar o voto em branco, na anulação você afirma que é contra as opções oferecidas pelos partidos. Se 51% dos eleitores anularem determinada área do pleito (deputado, senador, presidente), o concurso será anulado e os concorrentes que dele faziam parte não poderão participar de um novo pleito que será realizado, obrigando que os partidos observem a exigência popular e nos ofereça candidatos mais dignos (ou menos indignos) de exercer uma função politica. Porém não existe um botão NULO. Para anular o voto é preciso digitar um numero que não corresponde a nenhum partido e CONFIRMAR. A única opção numerica que acredito não corresponder a nenhum partido é o Zero (0). Até porque tem partido de tudo em nossa fauna politica.
Então meus queridos leitores, a par destas informações vamos juntos fazer parte desta grande encenação democrática. Que o Estado seja mais valorizado e que a população entenda sua importância, pois sem povo não há nação. Minha maior desconfiança de que nada vai mudar é que durante toda minha vida tenho visto absurdos que me parecem normais. Isso é porque o governo é o representante do povo, e como já dizia Rui Barbosa:
"O povo tem o governo que merece."
...é...

2 comentários:

Martim.S disse...

Realmente, a democracia é uma porcaria. Foi um sistema político desenvolvido há 2.500 anos atrás em Atenas, Grécia, como forma de propor uma forma de governar em que os próprios homens se auto-limitem, admitindo e protegendo a existência de minorias.
Realmente, é um sistema muito ruim. Muito melhor se vivéssemos numa ditadura, em que a liberdade de expressão não fosse admitida, e que ficássemos aos mandos e desmandos de uma única pessoa e a nenhum cidadão fosse dado o direito de participar do processo político da sociedade.
Realmente, será que numa ditadura esse blog iria existir?

Fr. Dhael disse...

Caro Martim.S
a critica aqui não se faz ao modelo democratico de governo, mais sim ao sistema politico brasileiro que limita as opções e induz os eleitores que são 'Obrigados' a garantir o funcionamento do pleito. Se o voto fosse livre vc acredita que os brasileiros teriam o interesse do voto como os politicos querem fazer acreditar a nação, e ainda se a democracia aqui é intensa porque os partidos politicos tem tempos diferentes na propaganda política gratuita?
Deixo claro meu apoio ao seu sentimento de repulsa a qualquer possibilidade de ditadura militar. Porém somo a essa a minha repulsa a qualquer outro tipo de ditadura, como essa do capital e populista em que estamos inseridos.
Ainda assim fico grato por sua exposição.