18 de novembro de 2009

Conhecimento se constrói

Não quero ser o profeta de uma ideia caduca, mas a educação como base livre de influências conceituais, é a solução para uma sociedade com prazo de validade vencido. A ideia de transferência de conhecimento há muito já descartada permeia os meandros do sistema, ainda que camuflada, embutida em novas filosofias salvadoras.
Nos últimos dias tenho vivido a construtiva intensificação do conhecimento por meio da nada moderna experiência de campo.

Na noite de sexta-feira (13) mais um ABC foi vivenciado, agora com mais recheio de conhecimentos, e com sabor diferente do último. Na mesa da praça, ao sabor do liquido símbolo capitalista, eu, o samurai, a magra e a bona dea, nos possibilitamos, ainda que em pouco tempo, da maravilhosa sensação de aprendizagem.

Na manhã seguinte embarquei juntamente com a bona dea, o model boy e o little Sertão, rumo à cidade de Jaguaquara, para conhecermos a empresa de café Bendegó, do professor e economista Isaías Júnior. Devo ressaltar a recepção agradável que o anfitrião nos proporcionou, tornando nossa estádia bem divertida, além de muito produtiva em nível educacional. A visita à empresa, a observação do processo, torna claro o conteúdo muitas vezes enfadonho e impróprio que a sala de aula nos oferece.

Vinte minutos de conversa é mais inteligível do que duas horas de palestra, por um motivo simples e obvio: fazemos parte do processo na criação do nosso próprio conhecimento. A educação participativa é a melhor maneira de se aprender. Infelizmente nem todos os colegas pensam assim, e o pior nem todos os professores estão preparados pra uma rodada de perguntas.

Então faço o que posso; rodeio-me dos melhores e Participo.

Obrigado a todos que participam comigo!!!

Um comentário:

Unknown disse...

É sempre muito agradável ter a companhia de pessoas que nos tem muito a ensinar, e se este aprendizado for extra-classe, a vivência se torna mais real, pq será lembrandaa vida inteira como um momento único, diferente das vivências em sala de aula q possuem a mesma linha metodológica.

É por isso que, sem ser necessariamente seletiva, rodeio-me dos melhores e Participo...